terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pilha de Limão



Esta experiência é bastante simples, ela requer apenas alguns limões ou qualquer frutas cítricas (também pode ser realizado com batatas). Seu funcionamento é o mesmo de uma pilha, o cobre (Cu) que é mais positivo que o Zinco (Zn), atrai os elétrons do Zinco para p Cobre.Porém com o tempo a quantidade de electrões se iguala nos dois mecanismo e assim acabam por ficar neutros e sessar o trafego de elétrons. Isso é um grande limitador para este sistema.

Para ultrapassar esses limites se utiliza um electrólito (solução condutora). Quando as placas são mergulhadas nessa solução, a reação entre os elétrons ocorre continuamente. A a razão por conta disto é que o sumo do limão (liquido de depositado na casca) é ácido, assim é mantido uma produção continua de energia elétrica. Assim a gera a corrente para a calculadora guncionar.

É claro que isto possue um limite, pois nos eléctrodos ocorrem reações químicas que acabam por bloquear a transferência de electrões do ânodo (zinco - de onde saem os electrões) para o cátodo (cobre - onde entram os electrões).

  Materiais nessessários: 
  • Placas de Zinco.
  • Placas de Cobre. 
  • Fio de cobre.
  • Alguns limões.











Passos para realizar:

1º- Una os fios as placas, de modo que haja uma unica ponta do cabo para cada placa. 


2º- Espete as placas no limão, ou fruta que for utilizar, de modo que não haja contato entre as placas.

















Um comentário: