domingo, 28 de outubro de 2012

Bexigas Carregadas




Alguns materiais apresentam, sob determinadas condições, fenômenos elétricos que podemos explicar usando um modelo teórico. Estes fenômenos são observados pelo homem desde a antiguidade. E desde então houveram vários modelos que foram propostos para tentar explicar a sua origem. O modelo que melhor explicou tais fenômenos é o modelo de cargas elétricas, que é usado até os dias de hoje. Este modelo prevê a existência de dois tipos de cargas elétricas, uma carga de sinal positivo e outra de sinal negativo. Para explicar os fenômenos elétricos que eram observados, foi proposta a lei da atração e repulsão: cargas elétricas de mesmo sinal se repelem entre si e cargas elétricas de sinais opostos se atraem entre si.
Idéia do Experimento

 Se atritarmos uma bexiga com os cabelos ela se eletrizará, pois a bexiga é um material isolante e se eletriza   por atrito. É importante ressaltar que para se conseguir uma boa eletrização, a bexiga e os cabelos devem estar limpos e secos. Para verificarmos a existência de cargas podemos fazer um experimento simples com duas bexigas. Um primeiro teste é a verificação da repulsão entre elas. Eletrizamos as duas bexigas por atrito com os cabelos. Assim, as duas bexigas receberão o mesmo tipo de carga dos cabelos e ao aproximarmos uma da outra elas se repelirão. Note que para garantir que as bexigas irão se eletrizar com as mesmas cargas, elas devem ser do mesmo material e serem eletrizadas no mesmo cabelo. E para se garantir que elas irão se repelir as áreas de aproximação devem ser as mesmas áreas que foram eletrizadas.

Montagem
  • Para fazer a atração entre as bexigas. 
  • Encha duas bexigas de forma que elas fiquem firmes e pequenas. 
  • Atrite uma delas no cabelo de uma pessoa. Atrite toda a superfície da bexiga no cabelo. 
  • Aproxime a bexiga eletrizada da bexiga neutra. 
  • Para fazer a repulsão entre as bexigas. 
  • Encha duas bexigas de forma que elas fiquem firmes e pequenas. 
  • Atrite as duas bexigas no cabelo de uma pessoa. Atrite toda a superfície das bexigas no cabelo. 
  • Solte lentamente uma das bexigas sobre uma mesa e aproxime dela a bexiga que ficou na mão.



Segue o vídeo demonstrativo.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Eletroímã de Prego


Eletroímã é um dispositivo feito para criar um campo uma atração magnética similar a dos imãs naturais.

Aqui iremos mostrar como criar seu eletroímã e verificar a magnetização gerada pelo dispositivo.

Em primeiro lugar mostraremos os materiais necessários.


1- Você ira necessitar de um prego ou parafuso de ferro de ½ polegada .




2- Pegue um fio encapado, o mais fino que encontrar.



3- Consiga uma pilha, pode ser qualquer modelo, porem quanto mais forte for sua pilha, mais potente sera seu eletroímã.

4- Pegue alguns pedaços de metais para testar a força atrativa de seu eletroímã. De preferência, consiga pedaços de materiais ferrosos (clips de papel ou outros pedaços de pregos/parafusos).

5-Enrole o fio no prego, quanto mais apertado e próxima as voltas, mais eficiente será seu imã. Lembre-se de deixar alguns centímetros de fio desenrolados, para que você possa uni-los aos pólos da pilha.

6- Una as pontas do fio aos pólos da pilha (como na foto abaixo) e teste se há força de atração magnética com seus pedaços de metal.




7-Observe a capacidade de atração gerada pelos eletroímã proposto.










Lembre-se, para aumentar a potencia do eletroímã, você deve aproximar mais as voltas da bobina e aumentar o numero delas e utilizar uma pilha mais potente.




terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bússola Caseira

Vamos mostrar hoje como montar uma bússola.

MATERIAIS:  


  1.  Você ira necessitar de uma agulha, ou material ferroso (pode ser aço) bem fino.
  2.  Obtenha um imã qualquer, se for retangular sera melhor( pode ser qualquer imã).
  3.  Uma bacia ou prato com água e uma rolha para apoiar a agulha.



Primeiro esfregue a agulha no imã. Sempre faça o movimento continuo, de fora para dentro da agulha, como no gift a baixo :



Após isso, crave a agulha na rolha ou apóie ela em uma superfície flutuante e deixe-a flutuar, como na figura abaixo :




Em seguida a agulha ira se alinhar sozinha com o Norte Geográfico:


Explicação:

 A explicação de como a agulha é alinhada com os polos magnéticos é bem simples. O oque ocorre é que ao esfregar o imã na agulha, você organiza os elétrons da agulha transformando-a em um imã. Como a terra possui um campo magnético ( ela se comporta como um grande imã), o polo norte do imã se alinham com o polo Sul magnético da Terra e o polo sul do imã se alinha com o polo Norte magnético da Terra. 
A finalidade de se colocar a agulha em uma superfície flutuante é a justamente para reduzir o atrito entre o meio, devido a atração entre a agulha e a Terra, não ser forte o suficiente para deslocar o conjunto em uma superfície rígida, como uma mesa.